Na semana passada falamos sobre algumas dicas de como economizar no seguro de cargas e também citamos que o Brasil é um dos países com mais roubos de cargas no mundo. Por isso, hoje, você confere algumas dicas que podem ajudá-lo a diminuir as chances de ser roubado e se proteger melhor.
Tenha uma estrutura preparada
Dentre os incidentes que podem causar o maior prejuízo para as empresas de logística, os roubos de armazém estão em primeiro lugar. Isso acontece porque há um grande volume de produtos no local, o que chama a atenção dos bandidos. Por isso, implemente algumas rotinas de inspeção, assim é mais fácil de identificar possíveis fraquezas da estrutura e adotar medidas de segurança mais eficazes.
Reduza o tempo de repouso das cargas
Não adianta, carga em repouso é sinônimo de perigo. Ano passado, 90% dos roubos de carga que ocorreram nos Estados Unidos foram em locais sem segurança ou quando o veículo estava sem alguém. As paradas de caminhão são as principais causas desse índice. Então a ideia é deixar as cargas menos tempo paradas e também nunca desacompanhadas.
Varie as rotas
Os bandidos ficam de olho por dias na rota que um caminhão faz antes de atacá-lo, por isso, variar as rotas é uma boa saída. Além disso, vale alternar as entregas de algumas remessas também.
Utilize um rastreador
Os equipamentos de geolocalização, além de manter o controle do estoque, permite que a transportadora dê apoio aos motoristas de forma mais rápida em casos de urgências durante o trajeto, o que ajuda a evitar roubos, e de quebra também avisa os locais com mais congestionamento ou regiões de alto risco de periculosidade.
Equipe Treinada
Infelizmente os motoristas são os primeiros alvos quando o assunto é roubo de cargas. Sendo assim, é indispensável que eles tenham treinamentos básicos de segurança, além de um curso de capacitação perante as ameaças, regiões perigosas e melhores práticas para evitar esse tipo de ocorrido.
E se você precisa de uma seguradora de qualidade, entre em contato com a Interlog Seguros e viaje tranquilo, sem preocupações com a segurança da sua carga.