Toda pessoa que trabalha com transporte de cargas no Brasil precisa estar registrada na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), ela foi criada no ano de 2001 e serve para garantir que os motoristas estejam trabalhando dentro da legalidade.
Além disso, supervisiona, fiscaliza e regula as empresas e companhias que prestam esses tipos de serviço junto com o RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas).
Por isso, é importante sempre estar atento sobre a situação que se encontra, se há pendências, se está para vencer e assim poderá evitar uma possível suspensão da ANTT.
Dirigir com excesso de peso, não portar documentos obrigatórios, ter lotação no veículo ou cometer outros tipos de infrações podem acarretar multas e penalidades, além disso, não cumprir com qualquer etapa de regulamentação pode levar a suspensão do registro.
Por isso, é importante verificar seus registros e estar atualizado sobre como está a sua situação, para isso basta acessar o site do RNTRC, entrar na parte de “consulta” e preencher com seus dados. Sua ANTT não estará mais suspensa só apenas depois da regulamentação.