O Gerenciamento de Risco em Transporte Rodoviário de Cargas (GRIS) está diretamente ligado ao desempenho financeiro de uma empresa, representado durante o transporte de mercadorias, um dos setores mais importantes para a economia brasileira. Sua importância contribui para otimizar resultados, através de cálculos e seu impacto se inicia a partir da composição dos custos operacionais, até o preço de venda do produto final.
Esse é um processo que evolui gradativamente com o tempo, tornando os valores cobrados cada vez mais equiparados. Entre os valores das tarifas, no de frete, encontra-se a taxa de gerenciamento de riscos GRIS. Sendo fundamental essa análise para as transportadoras terem a possibilidade de adotar uma política de preços equilibrada e de acordo com a compatibilidade do mercado.Veremos abaixo como realizar o cálculo da GRIS.
O que é a taxa de gerenciamento de riscos?
Em sumo, o objetivo das empresas é remunerar o investidor pelo patrimônio investido, gerando receitas, contrabalanceando os custos produtivos e projetando lucros para serem replicados no crescimento do negócio. Vale ressaltar que qualquer movimentação comercial é permeado por alguns riscos.
Essa taxa é chamada de GRIS e engloba todo o trajeto, desde a origem até o destinatário e vale destacar a forma de calcular essa operação, não incidindo sobre o peso, mas, sim, o valor descrito na nota fiscal.
Existem duas situações de muita importância para serem consideradas. Ocasiões nas quais o fabricante contrata uma empresa terceirizada para realizar a movimentação de cargas e, assim, posteriormente também acaba transferindo parte dos riscos.
Mas, as instituições com frota própria para levar as mercadorias até os clientes estão sujeitas às mesmas ameaças nas estradas e devem buscar compensação por essa atividade.
Qual é a importância do GRIS?
Faz parte do conjunto de informações contábeis nas quais o preço do frete é calculado, para que essa atividade seja elaborada e desenvolvida de forma correta, sendo crucial analisar os custos operacionais.
Em um mercado competitivo, se faz necessário conhecer o comportamento da demanda e os serviços oferecidos pela concorrência para ajustar a estratégia de acordo.
Portanto, o preço final deverá refletir em três aspectos: Maximização dos lucros da transportadora; melhor aproveitamento dos recursos produtivos e manutenção dos níveis de qualidade esperados pelos clientes.
Em geral, os preços praticados pelas transportadoras levam em consideração: O peso da carga; a distância do percurso; o tipo de veículo utilizado; a quantidade de manuseios; o tipo de produto transportado; o uso de equipamentos especiais;
a categoria da carga (fracionada ou lotação).
Contudo, algumas atividades devem ser levadas em consideração e diferem consideravelmente de acordo com o tipo de mercadoria. O transporte de grãos de soja, por exemplo, não sofre as mesmas ameaças nas quais os veículos que transportam produtos eletrônicos.