Greve dos caminhoneiros mostra a importância do seguro de transporte.

Dia 21 de maio de 2018, essa foi a data que marcou o início da greve dos caminhoneiros pelo Brasil. Como foi visto, o país parou por causa dos protestos contra o aumento do preço dos combustíveis, não havia circulação nas estradas e principalmente, toda essa mobilização afetou diversos setores da economia.

A começar pelo distribuição de comida, que não havia estoque, além da elevação dos preços, como o quilo da batata que teve um aumento de 150% no dia 28 de maio, também faltaram itens hospitalares e claro, o desabastecimento de combustíveis em postos de inúmeras cidades.

Cargas ficaram paradas por dias, estragaram, apodreceram e até foram vandalizadas, o que gerou um grande prejuízo para quem é fornecedor e quem é consumidor.

Para as empresas que fornecem os produtos, tudo isso é uma grande perda caso não tenha o seguro de transporte adequado, pois as apólices não cobrem situações de greves, tumultos ou manifestações que ocasionam em danos nas mercadorias, como o seguro de responsabilidade civil do transportador, que no caso da greve não vai indenizar quem foi afetado.

Já o seguro de transporte nacional e internacional possibilita a contratação de um plano adicional que cobre problemas que envolvam esses acontecimentos e é o mesmo cenário da cobertura do seguro embarcador.

Esses tipos de seguros são ideais para transações de importação e exportação, são os mais indicados para transporte de bens e materiais, pois cobrem desde o embarque até a entrega final.

Entretanto vale uma ressalva, mesmo com a contratação deste seguro adicional, se o caminhão ficar impedido de seguir viagem e assim resultar em um atraso, não é coberto neste caso, ou seja, o prejuízo é do dono da carga, o que terá cobertura é caso o veículo seja violado por manifestantes.

Além disso, um outro fator deve ser observado, com as alterações na tabela de frete, contratos que já estavam definidos entre as empresas e companhias para o transporte de carga acabam sofrendo mudanças e isso afeta diretamente no lucro da empresa.

Devido a essa situação, diversos problemas e disputas na Justiça ainda irão aparecer durante as próximas semanas e a verdade é que muitos brasileiros não se preocupam com seguros de transporte, o que gera todo uma dor de cabeça depois.

Estamos online